Congresso Site Publicado

Gameficação e a Inclusão de Jogos na Educação: Uma Nova Forma de Ensinar Voltada ao Campo das Ciências da Natureza

Com o advento da Era digital, e com a chegada dos smartphones, é perceptível um grande avanço na criação de novas tecnologias e o maior acesso a elas. Conduzido por esse processo, ocorre também um crescimento na área dos jogos, excepcionalmente após os jogos pervasivos, popularizando ainda mais o celular para a nova geração.

Congresso Site Publicado

Divulgação Científica em Física Médica através das mídias sociais

É inegável a importância do papel da divulgação científica na sociedade, como se pode notar a partir de diversos impactos positivos no seu desenvolvimento. Observando que conteúdos de ciência e tecnologia têm sido cada vez mais consumidos através da internet e redes sociais, é essencial que a difusão de conhecimento científico se adapte gradualmente a tais meios.

Congresso Site Publicado

Bio na Rua

O Bio na Rua existe na cidade de Ribeirão Preto desde 2017 e consiste na divulgação científica de temas variados das Ciências Biológicas. Até o ano de 2019, ocorria presencialmente em praças públicas da cidade. A partir de 2020, devido à pandemia, o formato e público-alvo mudaram. A Comissão Organizadora e os participantes são formados por alunos de graduação e pós-graduação do Departamento de Ciências Biológicas.

Congresso Site Publicado

Mostra Ecofalante USP e a Agenda 2030: o audiovisual como ferramenta para a discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A “Mostra Ecofalante USP e a Agenda 2030” é um evento anual e gratuito realizado pela Superintendência de Gestão Ambiental da USP desde 2018. Com o objetivo de difundir conhecimentos por meio da veiculação de conteúdos audiovisuais acompanhados pela realização de debates e atividades educativas, a Mostra procura estimular a reflexão sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Ao longo de suas quatro edições, foram realizadas sessões e debates em diversos campi e unidades da USP, consolidando-se em um espaço dialógico com a sociedade e de reflexão sobre a sustentabilidade em suas dimensões social, econômica e ambiental.

Congresso Site Publicado

Para Além dos Muros da Universidade: Descontrução de Fake News como Recurso Avaliativo no Curso de Pedagogia

Neste trabalho, apresentamos a experiência de uma atividade de extensão utilizada como estratégia avaliativa de uma disciplina oferecida remotamente para alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de São Paulo, visando um melhor aproveitamento dos conteúdos abordados, destacando a importância da divulgação científica e que o conhecimento produzido na academia ultrapasse os muros da Universidade.