Congresso Site Publicado

SHOW DE CIÊNCIAS: ESTIMULANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CICLO BÁSICO DE LORENA E REGIÃO

O Show de Ciências da EEL USP fundamenta-se na realização de atividades de extensão promovendo a integração, aproximação e parceria da universidade e da comunidade, visando à articulação do ensino e pesquisa com as demandas da sociedade. Trata-se de um projeto em 7ª ed. que busca a continuidades das ações iniciadas em 2012 com a criação do curso de Engenharia Física.

Diversidade na Divulgação Científica com os Mamutes na Ciência

As redes sociais são fortes disseminadoras de informação, que podem ser muito bem utilizadas para a democratização do acesso à informação e divulgação científica. A cada ano, a comunicação científica se ramifica mais através das diferentes redes sociais na internet, estreitando laços entre a Comunidade e a Universidade, devido a sua rápida disseminação.

Congresso Site Publicado

Desafio do Conhecimento da Escola de Engenharia de Lorena: Uma Experiência de Participação de Escolas Brasileiras em uma Competição de Ciências

Nos últimos anos, a Escola de Engenharia de Lorena tem promovido atividades de extensão direcionadas a alunos de escolas públicas e privadas de ensino básico. As atividades englobam competições de cunho científico e cultural, nas quais se destaca o Desafio do Conhecimento – disputa de cunho científico-cultural em que alunos de todo o país são convidados a pesquisar informações e a responder enigmas sobre temas de ciência e história das ciências.

Escola de Física Contemporânea do Instituto de Física de São Carlos

A Escola de Física Contemporânea é uma atividade de extensão que ocorre anualmente no IFSC. O objetivo desta escola é possibilitar que alunos talentosos do Ensino Médio conheçam como é o mundo da pesquisa, entrando em contato com alguns dos principais grupos de pesquisa do país, além de compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país.

Congresso Site Publicado

Do Museu à comunidade: divulgando as Geociências através do inventário do acervo

Possuindo um acervo de mais de 10 mil exemplares, o Museu de Geociências possui um dos acervos geológicos mais importantes do país. Suas amostras, além de estarem em exposição, são material de estudo para alunos e pesquisadores da USP, agindo, portanto, como ponte entre os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão. Contudo, até pouco tempo atrás, o Museu carecia de uma documentação padronizada que possibilitasse a organização e controle de seu patrimônio. Visto isso, o projeto de formulação de um inventário foi iniciado em 2016, contando com o apoio da PRCEU. Atualmente, mais de 8 mil amostras foram inventariadas, e foi dado início ao processo de digitalização das informações para que, no futuro, esses dados sejam virtualmente disponibilizados ao público. Até o presente momento, observou-se que o Museu  age como uma importante ponte entre os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão, sendo o inventário do acervo um mecanismo que possibilita esse processo.