Congresso Site Publicado

SHOW DE CIÊNCIAS: ESTIMULANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CICLO BÁSICO DE LORENA E REGIÃO

O Show de Ciências da EEL USP fundamenta-se na realização de atividades de extensão promovendo a integração, aproximação e parceria da universidade e da comunidade, visando à articulação do ensino e pesquisa com as demandas da sociedade. Trata-se de um projeto em 7ª ed. que busca a continuidades das ações iniciadas em 2012 com a criação do curso de Engenharia Física.

Congresso Site Publicado

Diversidade na Divulgação Científica com os Mamutes na Ciência

As redes sociais são fortes disseminadoras de informação, que podem ser muito bem utilizadas para a democratização do acesso à informação e divulgação científica. A cada ano, a comunicação científica se ramifica mais através das diferentes redes sociais na internet, estreitando laços entre a Comunidade e a Universidade, devido a sua rápida disseminação.

Congresso Site Publicado

Desafio do Conhecimento da Escola de Engenharia de Lorena: Uma Experiência de Participação de Escolas Brasileiras em uma Competição de Ciências

Nos últimos anos, a Escola de Engenharia de Lorena tem promovido atividades de extensão direcionadas a alunos de escolas públicas e privadas de ensino básico. As atividades englobam competições de cunho científico e cultural, nas quais se destaca o Desafio do Conhecimento – disputa de cunho científico-cultural em que alunos de todo o país são convidados a pesquisar informações e a responder enigmas sobre temas de ciência e história das ciências.

Congresso Site Publicado

Escola de Física Contemporânea do Instituto de Física de São Carlos

A Escola de Física Contemporânea é uma atividade de extensão que ocorre anualmente no IFSC. O objetivo desta escola é possibilitar que alunos talentosos do Ensino Médio conheçam como é o mundo da pesquisa, entrando em contato com alguns dos principais grupos de pesquisa do país, além de compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país.

Congresso Site Publicado

Do Museu à comunidade: divulgando as Geociências através do inventário do acervo

Possuindo um acervo de mais de 10 mil exemplares, o Museu de Geociências possui um dos acervos geológicos mais importantes do país. Suas amostras, além de estarem em exposição, são material de estudo para alunos e pesquisadores da USP, agindo, portanto, como ponte entre os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão. Contudo, até pouco tempo atrás, o Museu carecia de uma documentação padronizada que possibilitasse a organização e controle de seu patrimônio. Visto isso, o projeto de formulação de um inventário foi iniciado em 2016, contando com o apoio da PRCEU. Atualmente, mais de 8 mil amostras foram inventariadas, e foi dado início ao processo de digitalização das informações para que, no futuro, esses dados sejam virtualmente disponibilizados ao público. Até o presente momento, observou-se que o Museu  age como uma importante ponte entre os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão, sendo o inventário do acervo um mecanismo que possibilita esse processo.