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MATEMATECA: um acervo de objetos matemáticos

Todos que trabalhamos com Matemática sabemos o quanto é difícil conversar sobre o que fazemos com leigos. A linguagem logo se torna um empecilho na comunicação se nosso interlocutor não a domina. A partir de 2003, aventuramo-nos por uma forma de quebrar essas barreiras na divulgação da Matemática: a confecção de objetos interativos. Aos poucos, nosso acervo, que denominamos Matemateca, foi tomando corpo. Participamos de exposições e fomos nos dando conta de que nosso material despertava muita curiosidade e seria um veículo interessante e divertido para a divulgação da Matemática entre leigos ou colegas, crianças ou adultos.

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Do Museu à comunidade: divulgando as Geociências através do inventário do acervo

Possuindo um acervo de mais de 10 mil exemplares, o Museu de Geociências possui um dos acervos geológicos mais importantes do país. Suas amostras, além de estarem em exposição, são material de estudo para alunos e pesquisadores da USP, agindo, portanto, como ponte entre os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão. Contudo, até pouco tempo atrás, o Museu carecia de uma documentação padronizada que possibilitasse a organização e controle de seu patrimônio. Visto isso, o projeto de formulação de um inventário foi iniciado em 2016, contando com o apoio da PRCEU. Atualmente, mais de 8 mil amostras foram inventariadas, e foi dado início ao processo de digitalização das informações para que, no futuro, esses dados sejam virtualmente disponibilizados ao público. Até o presente momento, observou-se que o Museu  age como uma importante ponte entre os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão, sendo o inventário do acervo um mecanismo que possibilita esse processo.

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O Projeto EAMar na Década do Oceano: capacitação de professores do Ensino Médio, produção de material didático e Ciência Cidadã

O Projeto “Educação Ambiental Marinha (EAMar): Um Olhar Multidimensional Para a Década do Oceano” tem objetivo de divulgar a ciência oceânica e capacitar professores do Ensino Médio para que incluam assuntos a respeito dos princípios da cultura oceânica em sala de aula, com foco em professores e alunos do 2º ano do Ensino Médio de escolas pública de Ubatuba-SP.

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Laboratórios Astrofísicos On-line

Idealizado a partir de um grupo de estudos, o projeto surgiu a partir da necessidade observada de criar certos conteúdos digitais a serem disponibilizados na web de forma a melhor informar e divulgar a infraestrutura, os cursos e as práticas do IAG, assim propiciando maior interação com a sociedade geral. Os materiais foram confeccionados pelo respectivo aluno e discutidos no grupo de estudos orientado pela professora Jane.

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Grupos de Extensão com Gestão de Estudantes como Ação Integradora e Promotora de Saúde Mental: uma experiência no ICMC/USP

Esse trabalho descreve a formalização institucional de grupos de extensão com gestão por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação e tutorados por docentes, com o objetivo de promover integração entre estudantes e potencialmente minimizar o impacto da saúde mental. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo, publicou uma portaria reconhecendo grupos de extensão como atividade oficial e oferece apoio institucional na forma de infra-estrutura, pessoal e outros para os grupos ativos.

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O USO DE TELESCÓPIOS NA ESCOLA PARA A DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA

O projeto Telescópios na Escola (TnE, http://www.telescopiosnaescola.pro.br/) utiliza a astronomia como popularização e difusão do ensino de ciências, utilizando telescópios robóticos para obtenção de imagens dos astros em tempo real, permitindo que alunos e professores de escolas do ensino básico, fundamental e médio possam desenvolver pequenos projetos científicos e educacionais.

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MARIIAS: transformando realidade através de tecnologias imersivas em educação

Existe uma sub-representatividade feminina nas ciências exatas. Este cenário se deve à falta de estímulo, propagação de estereótipos, e preconceito que as mulheres da área são expostas. No contexto do empreendedorismo social, este projeto constitue uma plataforma para recursos de aprendizado inclusivos e interativos que combinam ferramentas integradas de baixo custo envolvendo digitalização, realidade virtual e aumentada, e sonificação.

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Artecomciência: explorando a imaginação e cultivando a comunicação científica nas graduações do IFUSP

O Projeto Artecomciencia desenvolveu a disciplina “Processos Criativos em Ciência: da Imaginação à Divulgação Científica”,  que visa estimular práticas criativas dentro do curso de Física, unindo experimentações em arte, ciência e comunicação, a fim de estimular aspectos usualmente não priorizados na graduação, romper com o antagonismo entre o pensamento criativo e o analítico, estimular a originalidade e a busca por novos caminhos dentro da ciência e conscientizar sobre o papel social da Física.

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Roteiro Geoturístico Virtual – As Rochas que Construíram o Centro Velho de São Paulo: Geodiversidade no Patrimônio Construído

Este trabalho consiste na publicação de um roteiro virtual do Centro Velho de São Paulo aberto à comunidade extra-acadêmica, no qual se destaca o uso de várias rochas ornamentais nos monumentos históricos. O projeto foi desenvolvido no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas – USP).