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DESENVOLVIMENTO DO ARQUIVO DIGITAL DA BBM/PRCEU/USP: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Resumo:  A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM/PRCEU/USP) surgiu graças a doação da coleção brasiliana à Universidade de São Paulo, que foi compilada por José Mindlin durante sua vida. Reune um significativo acervo bibliográfico que busca representar a memória histórica e cultural do Brasil. Além do acervo bibliográfico, a BBM também é composta por uma série de conjuntos documentais, também doados à USP. Segundo seu regimento,

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Oficinas de Orientação Profissional virtuais – inovação da Feira USP e as Profissões

Durante a pandemia a Feira USP e as Profissões foi realizada virtualmente. Para este formato o estande da Orientação Profissional  desenvolveu um modelo de  cinco oficinas  virtuais com os seguintes objetivos: perceber as dificuldades de escolha em tempos de crise; auxiliar  a realização do autodiagnostico do  processo de escolha; compreender que para uma escolha de curso superior  é necessário: autoconhecimento e exploração das possibilidades e desenvolver um plano de ação. As oficinas foram gravadas , cada uma com temática diferente que se somavam , mas que podiam ser feitas individualmente com ganhos para o participante.

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A PSICOLOGIA NO ENFRENTAMENTO DAS OPRESSÕES DE GÊNERO: UM ESTUDO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS NO NÚCLEO DE EXPRESSÃO FEMININA DA FACULDADE DE DIREITO DA USP

O Núcleo de Expressão Feminina, atividade de extensão da Faculdade de Direito da USP, foi fundado em 2019 no sentido de atuar em relação às disparidades entre os gêneros observadas dentro da universidade, visando agir sobre o silenciamento feminino e potencializar a expressão das estudantes.

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Escolarização de crianças de origem imigrantes: impasses e potências

O presente Projeto de Cultura e Extensão foi motivado por um pedido, endereçado ao Grupo Veredas: Psicanálise e Imigração, em meados de 2017, de que pudéssemos intervir no processo de escolarização de crianças filhas de pais andinos que, com 4-5 anos, não falavam nenhuma língua e preocupavam as equipes que com elas trabalhavam. Partimos do princípio da psicanálise implicada, que concebe, em linhas gerais, que a escuta em contextos de vulnerabilidade social implica que o pesquisador promova uma escuta atenta à complexidade histórica e social (ROSA, 2016).

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Extensão e formação: participação de graduandos no Projeto de Apoio Psicológico Online do Instituto de Psicologia

O Projeto de Apoio Psicológico Online, ligado ao Centro Escola do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, foi criado em 2020 com o intuito de oferecer atendimento psicológico online e pontual à comunidade USP, auxiliando na travessia das dificuldades psicológicas e disponibilizando cuidado com a saúde mental em meio à pandemia do COVID-19.

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Turismo de Base Comunitária em Comunidades Indígenas

Resumo:  A Rede Indígena é um serviço do IP-USP, constituída como uma articulação sucessora de atividades desenvolvidas pelo Instituto nas Tekoa paulistas. Seus trabalhos iniciam-se em 2012, onde houve a organização de rodas de conversa com jovens para a conscientização sobre álcool e demais drogas. Em função das vulnerabilidades às quais são expostos e à pressão sobre as comunidades faz-se necessário o suporte psicossocial e o apoio ao desenvolvimento de projetos para assegurar bem-estar nas aldeias.

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Treina Micro: Cultura e Extensão Universitária na Ação de Formação e Geração de Renda de Jovens do entorno da Universidade

Entre os anos de 2000 e 2005, o Programa Avizinhar (CECAE), diagnosticou a demanda dos jovens do entorno do Campus Butantã por atividades e serviços que atendessem a faixa etária de 15 a 18 anos na especificidade de uma introdução ao mercado de trabalho. Assim, o Programa criou o Projeto “Ação de Formação de Jovens e Geração de Renda”, no qual foram desenvolvidos cursos de formação técnica na área de informática envolvendo 120 jovens, num período de 5 meses com atividades diárias em período de contraturno escolar.