Vivências de mulheres com transtornos alimentares com idade superior a 30 anos
Os transtornos alimentares (TAs) são distúrbios psiquiátricos prevalentes na população feminina adolescente, mas há evidências em mulheres fora dessa faixa etária.
Os transtornos alimentares (TAs) são distúrbios psiquiátricos prevalentes na população feminina adolescente, mas há evidências em mulheres fora dessa faixa etária.
Nota-se o crescente fomento à sustentabilidade, tanto no âmbito geopolítico, como também nas Universidades, por meio do estabelecimento de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).O presente estudo tem como intuito desenvolver uma aplicação web a fim de otimizar o acesso dos usuários aos serviços de atenção e promoção à saúde ofertados pela Universidade de São Paulo (USP).
O cenário de pandemia da Covid-19, juntamente com o distanciamento social, trouxeram impactos na saúde mental da população, como a geração de emoções negativas e a diminuição de emoções positivas. Assim, o Projeto Fênix-USP tem o objetivo de promover e intervir em saúde mental no contexto de pandemia oferecendo um espaço de escuta, acolhimento e atendimento psicológico breve a crianças, adolescentes, adultos e famílias que apresentam sofrimento devido aos efeitos da pandemia da Covid-19 e do distanciamento social.
Os pacientes com Transtornos Alimentares (TAs) configuram-se como um grupo de risco nesse momento de pandemia, devido às suas sintomatologias físicas e psíquicas. Este projeto busca compreender os efeitos iniciais da pandemia na saúde mental e física de pacientes com TAs. Participaram deste estudo 13 pacientes (9 com Anorexia e 4 com Bulimia) do sexo feminino atendidas em um serviço especializado em TAs. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória.
Falar a respeito dos processos de morte e morrer ainda suscitam angústias, especialmente quando precisamos conversar tais assuntos com crianças. Pensando nesse contexto, o objetivo deste estudo foi elaborar um material lúdico, no formato de um conto que foi estruturado a partir do referencial teórico de uma abordagem multidimensional do conceito de morte que compreende as dimensões de irreversibilidade, não-funcionalidade e universalidade.
A dança, muitas vezes cultua e valoriza o corpo magro mesmo não havendo dados científicos que comprovem a necessidade de um corpo magro para sua prática.
A ORQ é uma competição colaborativa, com temas sempre atentos aos pressupostos da CTSA (Ciência, Sociedade, Tecnologia e Ambiente), realizada em duas fases que duram quase todo o ano letivo, composta por grupos de alunos e com o diferencial de ser a única no país a realizar provas prática em laboratório.
O objetivo deste trabalho é relatar a criação e as atividades do Conselho de Gestão Participativa para a Floresta, do qual auxilia a traçar estratégias para diagnóstico do estado funcional da Floresta da USP-RP e a propor ações para a mesma, bem como criar mídias sociais.
Elaborado por pesquisadoras e estudantes do Departamento de Biologia da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, o projeto de extensão universitária Entomominas parte do ensejo de estimular o empoderamento científico feminino de jovens estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas do município. Por meio da temática do estudo dos insetos, em cada edição é explorado um tema distinto através do Ensino de Ciências por Investigação.
Este estudo investigou a prevalência de neuromitos em professores da rede básica e procurou possíveis preditores à adesão aos mitos, como o tempo de atuação profissional e número de cursos de neurociências cursados. Foram selecionados 50 participantes inscritos no curso online Ciências da Vida na Escola (CVE) oferecido pelo laboratório de Neuropsicofarmacologia dos Distúrbios do Movimento e pelo Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia, ligados à FFCLRP. Realizou-se análises descritivas e uma matriz de correlações (p-valor = 0,05%). Avaliou-se as taxas de acertos e possíveis correlações com os dados sociodemográficos.
O objetivo deste projeto de extensão, que ocorre desde 2013, foi dar continuidade ao atendimento pedagógico-escolar às crianças e aos adolescentes com doença renal crônica (DRC) em tratamento hemodialítico. Os dados aqui compartilhados são do 2º. Semestre/2020 ao 1º. Semestre/2021.
O Grupo de apoio aos Transplantados de Medula Óssea (GATMO) é uma casa de apoio que acolhe/assiste pacientes carentes de todo o Brasil, ao longo do processo de transplante de medula óssea, realizado pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. As crianças e os adolescentes que realizam esse tratamento permanecem afastados de suas escolas, e nem todos dão continuidade à educação escolar.
O projeto “Socioeducando II”, inserido no programa “Aprender na comunidade”, propõe a formação, na modalidade remota, de profissionais atuantes em instituições da saúde e assistência social. Uma delas trata dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs), que atuam com crianças de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social.
Resumo: O Socioeducando II (Programa Aprender na Comunidade) busca dar cidadania a crianças e adolescentes vulneráveis através de ações educativas, por meio da colaboração da Prof. Dra. Marina Rezende Bazon (FFCLRP-USP) com o Prof. Dr. Sérgio Nojiri (FDRP-USP). Há uma parceria com os Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) de São José do Rio Preto, para os quais graduandos e pós-graduandos conduzem o curso “Uso de Substâncias na Adolescência: Desenvolvimento e Fatores Psicossociais Relacionados”. Este visa proporcionar conhecimento científico sobre o desenvolvimento de condutas antissociais na adolescência; promover capacidade de relacioná-lo criticamente às práticas profissionais; e ajudar na instrumentalização para avaliações e intervenções educativas. Foram realizados 10 encontros quinzenais em 2021, com 2 ainda previstos, divididos em 3 módulos. Os encontros têm 2 horas pelo Google Meet, com aulas expositivas, discussões síncronas, vídeos disparadores e estudos de caso.
Buscando contribuir para o ingresso de estudantes de camadas populares nas universidades, para a democratização do conhecimento e visando fomentar a consciência crítica da juventude, bem como cumprir com os compromissos éticos de extensão universitária intrínsecos à Universidade de São Paulo, o presente projeto se estrutura como um Cursinho Popular.