DESENVOLVIMENTO DO ARQUIVO DIGITAL DA BBM/PRCEU/USP: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Resumo:  A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM/PRCEU/USP) surgiu graças a doação da coleção brasiliana à Universidade de São Paulo, que foi compilada por José Mindlin durante sua vida. Reune um significativo acervo bibliográfico que busca representar a memória histórica e cultural do Brasil. Além do acervo bibliográfico, a BBM também é composta por uma série de conjuntos documentais, também doados à USP. Segundo seu regimento,

Congresso Site Publicado

Treina Micro: Cultura e Extensão Universitária na Ação de Formação e Geração de Renda de Jovens do entorno da Universidade

Entre os anos de 2000 e 2005, o Programa Avizinhar (CECAE), diagnosticou a demanda dos jovens do entorno do Campus Butantã por atividades e serviços que atendessem a faixa etária de 15 a 18 anos na especificidade de uma introdução ao mercado de trabalho. Assim, o Programa criou o Projeto “Ação de Formação de Jovens e Geração de Renda”, no qual foram desenvolvidos cursos de formação técnica na área de informática envolvendo 120 jovens, num período de 5 meses com atividades diárias em período de contraturno escolar.

E-book – Covid-19: Educação para Saúde

Nas últimas décadas a Educação à Distância (EaD) tem se mostrado uma ferramenta importante para atender as necessidades da sociedade da informação e do conhecimento. O objetivo desse trabalho foi explorar as potencialidades do meio digital no projeto de desenvolvimento de um livro digital com conteúdos interativos, atuais, com base em evidências científicas, em alinha-mento às ações de enfrentamento à pandemia da USP, para prevenção da covid-19. Seu potencial é de difusão do conhecimento, para ser utilizado como mais um produto de tecnologia para ação de inclusão e responsabilidade social da Universidade de São Paulo no enfrentamento da pandemia de covid-19.

Congresso Site Publicado

DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DE PESQUISA INTEGRADA DA BBM/PRCEU/USP: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Resumo:  A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), na sua finalidade de preservar e proporcionar irrestrito acesso aos seus significativos acervos bibliográficos e documental para pesquisadores, alunos e ao público em geral, busca proporcionar novos modos de acesso através de ferramentas mais intuitivas de pesquisa. O estabelecimento de metadados comuns, pode proporcionar links entre os acervos bibliográfico e documental, enriquecendo os resultados de busca e possibilitando novos insights aos usuários.

Congresso Site Publicado

DESENVOLVIMENTO DA NOVA BIBLIOTECA DIGITAL DA BBM/PRCEU/USP: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Resumo:  A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), inaugurada em 2013, é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. Como entidade acadêmica, configura-se como um centro interdisciplinar de informação e documentação, pesquisa e difusão científica e de memória histórico-cultural. Tem como finalidade preservar e proporcionar irrestrito acesso ao seu significativo acervo bibliográfico e documental para pesquisadores, alunos e ao público em geral.

Congresso Site Publicado

A USP e a São Remo: a atuação dos Programas Avizinhar (1998-2006) e Aproxima-Ação (2013-2021)

A Extensão Universitária é um dos três pilares que compõem a universidade pública. Assim, a USP buscou estender sua atuação para com seus territórios vizinhos. Neste artigo, são abordadas duas experiências com o território da favela São Remo. Em 1998 foi criado o Programa Avizinhar, na intenção de aproximar a comunidade USP e externa. O Projeto atuou até 2006, quando a Pasta de Cultura e Extensão Universitária passou da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (CECAE) para a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

Congresso Site Publicado

Introdução ao cinema como arte

Este projeto de formação de público, contemplado pelo edital Santander 2020-21, consistiu na primeira etapa de elaboração de uma cartilha de linguagem audiovisual voltada para alunos de escolas públicas do ensino médio, a fim de introduzi-los à ideia do cinema como arte e do audiovisual como importante instrumento de manipulação de discursos e informações através de imagens e sons dispostos de determinadas formas.