Congresso Site Publicado

Roteiro Geoturístico Virtual – As Rochas que Construíram o Centro Velho de São Paulo: Geodiversidade no Patrimônio Construído

Este trabalho consiste na publicação de um roteiro virtual do Centro Velho de São Paulo aberto à comunidade extra-acadêmica, no qual se destaca o uso de várias rochas ornamentais nos monumentos históricos. O projeto foi desenvolvido no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas – USP).

Congresso Site Publicado

Educação para Geoconservação e Políticas Públicas de Preservação do Patrimônio Geológico no Parque Estadual da Serra do Mar

O artigo relata o projeto de formação em Geoconservação, que teve o objetivo de promover práticas pedagógicas crítico-reflexivas voltadas aos professores da educação básica da rede municipal de Caraguatatuba, com temas relacionados à realidade local. Por meio da cultura geocientífica, foi desenvolvida a participação social na elaboração de propostas pedagógicas que fomentem a preservação dos recursos naturais e dos serviços ecossistêmicos, além da produção de material didático.

Congresso Site Publicado

AtivEstat – Atividades de Estatística

Apresentamos o portal AtivEstat – Atividades de Estatística voltado à professores de matemática. O portal conta com uma série de atividades e indicações de outros portais que podem auxiliar no ensino de Estatística. Considerando a importância da participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento do letramento estatístico, espera-se que as ferramentas do portal possam contribuir nesse sentido.

Congresso Site Publicado

Continuidade das Atividades de Cultura e Extensão voltadas para o Ensino de Química em tempos de Pandemia

O trabalho se iniciou com o relato dos autores sobre a participação em cursos de extensão universitária promovidos pela USP, entre 2010 e 2020, nos Encontros USP-Escola, coordenados naquele período pela professora Dra. Vera Henriques do IFUSP. Os cursos de Química relatados tiveram como ministrante a professora Dra. Sílvia Agostinho, e contaram com alunos de pós-graduação do IQUSP. Estes encontros tiveram continuidade de forma on-line em 2021, devido à pandemia. Foram inscritos dez professores em reuniões semanais de uma hora, onde os professores de ensino médio escolhiam o tema e, individualmente, discutiam com a ministrante.

Congresso Site Publicado

Atlas Molecular da Sustentabilidade

Voltado ao sistema básico de ensino, o Atlas Molecular da Sustentabilidade consiste em um livro eletrônico (ebook) que reúne informações sobre substâncias e materiais com destacada relevância para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cada capítulo da obra versa sobre uma substância ou material específico, que é tratado em seus aspectos científicos, sociais, econômicos e ambientais, com foco em suas conexões com os ODS. O conteúdo da obra apoia-se em pesquisas que dão suporte ao viés da sustentabilidade, sob o qual cada substância ou material é apresentado.

Congresso Site Publicado

Mergulho na Ciência USP virtual transpondo as barreiras geográficas

A divulgação da Ciência para além dos muros das universidades, mostrando à sociedade a atuação das mulheres cientistas e a importância da Ciência para o desenvolvimento do país, são necessidades colocadas pela sociedade e por organizações nacionais e internacionais que visam o desenvolvimento mundial mais produtivo e igualitário. Nesse contexto, o Mergulho na Ciência USP tem o objetivo central de inserir crianças e jovens na Ciência, ao falar sobre vários temas científicos atraentes, mostrar a importância da Ciência para o desenvolvimento do país e desmistificar a figura de uma cientista.

Congresso Site Publicado

A Química ao alcance de muitos – divulgando a ciência para alunos, professores e público em geral

Neste trabalho apresentamos algumas ações que o grupo vem realizando, já há alguns anos, visando à divulgação científica. Nossos objetivos envolvem contribuir para uma compreensão do papel da Ciência e da Tecnologia na vida individual e na sociedade, um melhor entendimento e tomada de decisão informada sobre questões de natureza sócio científica. Visamos contribuir para a melhoria do ensino de ciências, proporcionando a professores e alunos uma visão da Ciência que engloba aspectos social, econômico, político; e aproximar as escolas públicas da Universidade, oferecendo espaço de discussões, convívio e pesquisa.

Congresso Site Publicado

Propaga Química – O canal de divulgação científica

O projeto visa a produção de conteúdo digital para as redes sociais criadas para o “Propaga Química” em diferentes plataformas e formatos. Em específico, concentrou-se as atividades na produção de conteúdo audiovisual na forma de “lives”, vídeos para o Youtube e publicações nas redes Facebook e Instagram; e com apenas um ano e meio de exposição, contem muitos seguidores externos ao público USP, com grande número de visualizações do público geral (entre seguidores e não seguidores).

Congresso Site Publicado

Projeto Horti+: A importância de valorizar aquilo que é bom

O Horti+ visa ser um projeto replicável que promova uma alimentação saudável pautada na agricultura regional, possibilitando condições mínimas de permanência dos agricultores locais, por meio do desenvolvimento de um espaço otimizado. Assim, o projeto tem como principal objetivo a criação de um aplicativo de delivery de modo que estes agricultores tenham maior autonomia em suas vendas e divulgações.

Congresso Site Publicado

Criando Materiais Complementares do Mergulho na Ciência USP: uma ferramenta para estimular estudantes e professores do Ensino Fundamental na busca por materiais relacionados à Ciência

O projeto de extensão Mergulho na Ciência USP se iniciou em 2018, a princípio com o nome de Meninas na Ciência, com o objetivo de incentivar meninas do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano), mostrar exemplos de mulheres cientistas brasileiras e incentivar a inserção de meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.