Congresso Site Publicado

Meninas na Ciência: Ampliando Espaços e Abrindo Caminhos

O projeto Meninas Ciência é uma iniciativa feminina que visa trazer o sentimento de pertencimento e empoderamento a jovens mulheres para áreas de ciência e tecnologia, que são dominadas majoritariamente por homens, mostrando que todas podem ser o que quiserem, independente de qualquer característica. Tendo como público-alvo meninas que estejam no nono ano do ensino fundamental e ensino médio, busca-se através de diversos meios digitais apresentar conteúdos de cunho científico e protagonismo feminino, em todas as áreas, de maneira cativante para que elas tenham prazer em abordar esses assuntos, participando das atividades propostas.

Congresso Site Publicado

Museu em contexto virtual: Cantinho do Brincar

Este trabalho foi proposto pelo Museu da Educação e do Brinquedo – MEB no contexto pandêmico, como forma de superar o desafio de reinventar as atividades educativas desenvolvidas presencialmente pela instituição, que agora seriam oferecidas de forma virtual. Em parceria com a EAFEUSP, foram proporcionadas oficinas intituladas “Cantinho do Brincar”, com o intuito de promover ações educativas com os alunos sobre acervo do MEB. Para isso, foram programadas um conjunto de atividades síncronas e assíncronas como contação de histórias e confecção de brinquedos, essas disponibilizadas em vídeo pelo canal do MEB no YouTube.

Congresso Site Publicado

Futuro do Pretérito: a primeira revista estudantil da Faculdade de Educação da USP

No âmbito das ações de cultura e extensão da USP, a Futuro do Pretérito surge como a primeira revista de divulgação científica produzida por estudantes na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Criada em 2019, por iniciativa da estudante Millena Miranda Franco, expandiu-se e, atualmente, conta com a participação de mais de 30 estudantes.

Congresso Site Publicado

Conduta Delituosa na Adolescência e Possibilidades de Intervenção Psicossocial no Sistema Socioeducativo

Sob a orientação da Prof.ª Marina Bazon e do Prof. Sérgio Nojiri, o projeto “Socioeducando II” visa empreender a parceria universidade-comunidade a partir de três frentes de atuação que possuem atividades direcionadas aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ao CAPS de São José do Rio Preto e à Fundação CASA.

Congresso Site Publicado

Apoio Pedagógico Domiciliar, no Grupo de Apoio ao Transplantado de Medula Óssea – Gatmo

O Grupo de apoio aos Transplantados de Medula Óssea (GATMO) é uma casa de apoio que acolhe/assiste pacientes carentes de todo o Brasil, ao longo do processo de transplante de medula óssea, realizado pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. As crianças e os adolescentes que realizam esse tratamento permanecem afastados de suas escolas, e nem todos dão continuidade à educação escolar.

Congresso Site Publicado

Ações Educativas e Aprimoramento de Profissionais que Trabalham com Adolescentes Usuários de Substâncias: Extensão entre Universidade e Comunidade

Resumo:  O Socioeducando II (Programa Aprender na Comunidade) busca dar cidadania a crianças e adolescentes vulneráveis através de ações educativas, por meio da colaboração da Prof. Dra. Marina Rezende Bazon (FFCLRP-USP) com o Prof. Dr. Sérgio Nojiri (FDRP-USP). Há uma parceria com os Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) de São José do Rio Preto, para os quais graduandos e pós-graduandos conduzem o curso “Uso de Substâncias na Adolescência: Desenvolvimento e Fatores Psicossociais Relacionados”. Este visa proporcionar conhecimento científico sobre o desenvolvimento de condutas antissociais na adolescência; promover capacidade de relacioná-lo criticamente às práticas profissionais; e ajudar na instrumentalização para avaliações e intervenções educativas. Foram realizados 10 encontros quinzenais em 2021, com 2 ainda previstos, divididos em 3 módulos. Os encontros têm 2 horas pelo Google Meet, com aulas expositivas, discussões síncronas, vídeos disparadores e estudos de caso.

Congresso Site Publicado

XVII Semana de Geografia: resistências e possibilidades para o estágio supervisionado em ensino e material didático em tempos de pandemia

A Semana de Geografia é reconhecida como o projeto de extensão mais longevo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com a pandemia do Novo Coronavírus, o projeto viu-se obrigado a adaptar sua exitosa metodologia de trabalho para melhor responder às demandas da sociedade e do público que participa de suas atividades, mantendo sua perspectiva de valorização da produção de conhecimento das escolas públicas e necessidade de coordenação entre ensino básico e ensino superior a partir de uma relação horizontal.

Congresso Site Publicado

Saberes em Diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação quilombola no município de Barra do Turvo-SP

Este projeto visa contribuir na construção da educação quilombola em Barra do Turvo, a partir da articulação dos saberes das comunidades, a prática dos professores do ensino básico e os saberes da universidade. Em 2019 realizamos 21 oficinas (culinária, infância, agricultura quilombola, artesanato e devoção) nas comunidades, com cerca de 600 alunos, 30 professores, 60 auxiliares de ensino, cerca de 100 integrantes das comunidades e 11 membros da USP.

Congresso Site Publicado

Ações Formativas Junto a Profissionais que Atuam em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O projeto “Socioeducando II”, inserido no programa “Aprender na comunidade”, propõe a formação, na modalidade remota, de profissionais atuantes em instituições da saúde e assistência social. Uma delas trata dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs), que atuam com crianças de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social.