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Biocientista Mirim – Ação Taquarivaí

O Biocientista Mirim é um projeto de extensão da Universidade de São Paulo voltado à alfabetização científica de alunos em diferentes fases da formação escolar e treinamento de professores para utilização de metodologias ativas em sala de aula. No contexto do Programa Santander – USP Municípios, o grupo atuou na formação de professores do município de Taquarivaí, no interior de São Paulo. No total, 72 participantes, entre professores e coordenadores, fizeram parte de 2 workshops remotos de formação, modelo este que foi inédito e necessário devido à pandemia do covid-19. Como produto da ação, o Biocientista Mirim pôde elaborar um material de referência para ser utilizado pelos professores em suas aulas.

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Melhoria da Gestão de Águas Pluviais dos Campi da USP Através de Jardins de Chuva: Dispositivo de Solução Baseada na Natureza com Potencial Pedagógico

Soluções Baseadas na Natureza permitem a adaptação dos ambientes urbanos em cidades sustentáveis. Dentre os desafios envolvidos podem ser citados gestão a drenagem, a melhoria da qualidade de águas urbanas, a restauração de habitats para espécies, recuperação do solo e melhoria das condições sociais e de saúde.

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INSPIRE – Ventilador Pulmonar de Baixo Custo Aberto, Atividades de Treinamento Realizadas

O advento do COVID-19 e seu contágio exponencial causou o colapso no sistema de saúde, tendo como principal causa a falta de ventiladores pulmonares. A equipe liderada pela Escola Politécnica da USP, em conjunto com a Marinha do Brasil e o Instituto Federal de São Paulo, organizou esforços para o desenvolvimento, produção e cessão de ventiladores pulmonares Inspire para hospitais de atendimento público do país.

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Projeto Floki

O projeto consiste no design e construção de uma embarcação tripulada e certificada pela Marinha para o Desafio Solar Brasil – competição para barcos movidos exclusivamente a energia solar. Casco, propulsão e demais sistemas serão projetados integralmente pelas equipes responsáveis, garantindo um protótipo inovador e sustentável.

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FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Ações de extensão para estímulo e desenvolvimento de talentos em ciências e engenharia

Neste artigo, apresentamos o programa FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e o poder da integração de ações de formação e recursos de divulgação, para estimular o desenvolvimento de projetos científicos e disseminar o talento de jovens cientistas e suas invenções e inovações como forma de divulgar a Ciência e Tecnologia e, ao mesmo tempo, servir de inspiração e provocação para jovens e professores se juntarem ao movimento como protagonistas.

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Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica (EAEM)

A Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica (EAEM) é um projeto realizado pelo grupo PET – Automação e Sistemas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Realizada tradicionalmente no mês do julho, a EAEM existe há mais 15 anos. O projeto é voltado para alunos do último ano do Ensino Médio e Técnico ou alunos já formados que nunca ingressaram no Ensino Superior.

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Concepção de modelos físicos para avaliação de parâmetros de desempenho hídrico, térmico e dinâmica da vegetação em tetos vegetados

A pesquisa e aplicação de tetos vegetados, um tipo de Solução baseada na Natureza para gestão de águas pluviais, é majoritariamente limitada a países de clima temperado. Para a aplicação destes no Brasil, é preciso superar o desafio tecnológico de conceber modelos físicos laboratoriais que gerem insumos para avaliar seu desempenho térmico, hídrico e dinâmica de vegetação em diversos climas.

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A Criação do Centro de Estudos para a Paz, como Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária GLIP-USP

A alvorada do novo milênio torna a aproximação da Universidade à sociedade mais essencial a cada dia. Destarte, observa-se a necessidade da criação de atividades de extensão universitária próximas ao dinamismo da evolução social e tecnológica. Há uma profunda demanda de inclusão e diversidade, em sua plena magnitude, rumo a patamares capazes de contribuir à paz mundial.

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Design da visualização das informações de governança dos indicadores do ODS3

A etapa de territorialização da Agenda 2030 envolve a definição dos indicadores que expressam cada uma das metas globais dos ODS. No entanto, essa definição não acontece de forma homogênea no território e no tempo. Ao identificarmos a carência de um instrumento de governança do processo de definição dos indicadores, propusemos um conjunto de 6 estágios – da total indefinição de indicadores até a existência de fórmulas de cálculo pactuadas, com dados atualizados.

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Curricularização da extensão e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-USP)

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-USP) é um dos programas de extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade de São Paulo, ligada hoje ao agrupamento denominado de USP COMUNIDADES, e foi a quarta incubadora econômico-social a ser instituída no Brasil, direcionada à formação de cooperativas populares sob os princípios da Economia Solidária, através do trabalho de extensionistas universitários.