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ÁGUA E SOLO NA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Resumo:  O trabalho é resultado do projeto de mesmo título contemplado pelo Edital 10 – ODS-ONU (2020) da PRCEU/USP para “fomento às iniciativas ligadas aos ODS-ONU”. Teve como objetivo abordar, como capacitação, o ODS 2, para a irradicação da fome e a agricultura sustentável, no que diz respeito aos cultivos agrícolas na promoção de práticas conservacionistas dos recursos naturais, com foco principal na qualidade da água e do solo, visando a produtividade, com fortalecimento da capacidade de adaptação às mudanças climáticas

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Banco de Dados em Eletrocardiografia Veterinária

Resumo:  O projeto Banco de Dados em Eletrocardiografia Veterinária foi uma iniciativa que surgiu na FZEA/USP há 9 anos, com o objetivo de tornar a avaliação da atividade elétrica cardíaca dos animais acessível aos alunos da Medicina Veterinária e clínicos veterinários da região, possibilitando a prestação de um serviço de qualidade, ao mesmo tempo em que os alunos aprimoram seus conhecimentos na área, por meio da interpretação dos traçados eletrocardiográficos e o acompanhamento da rotina clínica da Unidade Didática Clínica Hospitalar (UDCH) da FZEA/USP

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Saberes em Diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação quilombola no município de Barra do Turvo-SP

Este projeto visa contribuir na construção da educação quilombola em Barra do Turvo, a partir da articulação dos saberes das comunidades, a prática dos professores do ensino básico e os saberes da universidade. Em 2019 realizamos 21 oficinas (culinária, infância, agricultura quilombola, artesanato e devoção) nas comunidades, com cerca de 600 alunos, 30 professores, 60 auxiliares de ensino, cerca de 100 integrantes das comunidades e 11 membros da USP.

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XVII Semana de Geografia: resistências e possibilidades para o estágio supervisionado em ensino e material didático em tempos de pandemia

A Semana de Geografia é reconhecida como o projeto de extensão mais longevo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com a pandemia do Novo Coronavírus, o projeto viu-se obrigado a adaptar sua exitosa metodologia de trabalho para melhor responder às demandas da sociedade e do público que participa de suas atividades, mantendo sua perspectiva de valorização da produção de conhecimento das escolas públicas e necessidade de coordenação entre ensino básico e ensino superior a partir de uma relação horizontal.

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Ações Educativas e Aprimoramento de Profissionais que Trabalham com Adolescentes Usuários de Substâncias: Extensão entre Universidade e Comunidade

Resumo:  O Socioeducando II (Programa Aprender na Comunidade) busca dar cidadania a crianças e adolescentes vulneráveis através de ações educativas, por meio da colaboração da Prof. Dra. Marina Rezende Bazon (FFCLRP-USP) com o Prof. Dr. Sérgio Nojiri (FDRP-USP). Há uma parceria com os Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) de São José do Rio Preto, para os quais graduandos e pós-graduandos conduzem o curso “Uso de Substâncias na Adolescência: Desenvolvimento e Fatores Psicossociais Relacionados”. Este visa proporcionar conhecimento científico sobre o desenvolvimento de condutas antissociais na adolescência; promover capacidade de relacioná-lo criticamente às práticas profissionais; e ajudar na instrumentalização para avaliações e intervenções educativas. Foram realizados 10 encontros quinzenais em 2021, com 2 ainda previstos, divididos em 3 módulos. Os encontros têm 2 horas pelo Google Meet, com aulas expositivas, discussões síncronas, vídeos disparadores e estudos de caso.

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Ações Formativas Junto a Profissionais que Atuam em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O projeto “Socioeducando II”, inserido no programa “Aprender na comunidade”, propõe a formação, na modalidade remota, de profissionais atuantes em instituições da saúde e assistência social. Uma delas trata dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs), que atuam com crianças de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social.

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Alimentos nativos, cultura alimentar e gênero: e-book “Memórias da Mandioca” escrito por mulheres do NACE Sustentarea USP

Desde 2020, o NACE Sustentarea USP dedica parte de suas atividades ao estudo e à pesquisa da mandioca sob a ótica de sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Dentre elas, destacamos uma experiência recente: o e-book “Memórias da Mandioca”. Essa é uma obra composta por uma coletânea de histórias biográficas de mulheres integrantes do Sustentarea, lançada em setembro de 2021.

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Vulnerabilidade: A Garantia da Reabilitação do Nascituro com Deficiência

Este trabalho teve como objetivo demonstrar a incidência do direito à reabilitação do nascituro com deficiência, conferindo-lhe além das proteções para seu pleno desenvolvimento intrauterino, a garantia de que tanto durante a gestação, quanto após seu nascimento, o mesmo tenha o efetivo recebimento de todos os procedimentos para sua reabilitação.

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Formação de/com professores que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Neste texto, temos o propósito de registrar e divulgar o relato de uma experiência, ainda em desenvolvimento, de formação continuada de professores/as que ensinam Matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Trata-se do projeto de extensão, materializado na forma de um curso de atualização de sessenta horas (60h) e intitulado “A matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, por meio do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), por intermédio do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM).

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IEB Minecraft

O jogo IEB Minecraft tem como objetivo a ampliação da difusão do Instituto de Estudos Brasileiros da USP para um público novo, já habituado à linguagem digital e ao mundo dos games. São os jovens de 12 a 20 anos de idade, alvo principal do maior evento da Universidade: a Feira USP e as Profissões.