Congresso Site Publicado

Literatura Lgbtqia+ na Formação de Professoras: A Experiência do Clube de Leitura ‘Literatura e Diversidade’

O trabalho apresenta as atividades do projeto de Cultura e Extensão “Clube de Leitura ‘Literatura e Diversidade'” e sua contribuição na promoção de diálogos entre professoras(es) formadas e em formação acerca das temáticas das diversidades sexuais e de gênero, tendo a leitura literária como recurso pedagógico interdisciplinar.

Congresso Site Publicado

Fomentando a reflexão e o engajamento de jovens do ensino médio por meio da produção de vídeos de divulgação científica sobre temas sociocientíficos controversos

Neste trabalho apresentamos o processo de produção dos dois vídeos de divulgação científica sobre temas sociocientíficos controversos vinculados a ODS “Educação de Qualidade” da Agenda 2030: “Gênero e Ciência” e “Diálogo de Saberes”. Será focalizada a análise da participação dos estudantes de ensino médio da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP nos debates gravados pelo googlemeet sobre os temas e que foram usados na produção dos vídeos.

Congresso Site Publicado

Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares

A proposta envolveu a formação continuada de professores na perspectiva da Agenda 2030 proposta pela ONU. O foco principal foi o ODS 4 (Educação de qualidade) ressaltando a necessidade de maior aproximação entre a universidade e a comunidade envolvendo várias instâncias e diferentes atores em processos formativos participativos. As atividades foram construídas com base nos Indicadores de Interdisciplinaridade e envolvem ambientes pedagógicos interdisciplinares a partir da descrição dos procedimentos adotados ao longo do processo formativo.

Congresso Site Publicado

Travessias (im)prováveis: Ensino de Antropologia em Inglês

O projeto “Travessias (im)prováveis: ensino de antropologia em inglês”, coordenado pela professora Laura Moutinho, é uma iniciativa que realizamos junto a disciplinas obrigatórias de antropologia na qual oferecemos a alunas e alunos do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo oficinas de capacitação para leitura de textos antropológicos em língua inglesa.

Congresso Site Publicado

Foca nas Mídias: revelando a desinformação

O “Foca nas Mídias” é resultado das atividades do projeto de cultura e extensão “Alfabetização midiática em vídeo na Escola de Aplicação da FEUSP” com apoio do Programa Unificado de Bolsas (PUB) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Durante a realização do projeto (2020-2021), os esforços se direcionaram ao auxílio a professoras da Escola de Aplicação, à produção de conteúdos em textos, imagens e uma série temática em formato audiovisual, intitulada “Armadilhas das redes”, composta de cinco episódios sobre a confiabilidade da informação e conteúdos que ganharam grande projeção na internet.

Congresso Site Publicado

Atlas da Dinâmica Criminal em São Paulo (SP): roubos a transeuntes e de veículos

É a partir do padrão espaço-temporal dos roubos a transeuntes e de veículos, que o Atlas discute os desafios para pesquisas quantitativas de criminalidade. Nele, trata-se sobre a pluralidade das investigações sobre violência, a heterogeneidade urbana, subnotificação dos casos, vitimização, a qualidade do endereçamento e o quadro destes tipo de ocorrências de 2006 a 2017.

Congresso Site Publicado

História da Medicina em tempos de pandemia: as experiências do Museu Histórico da FMUSP na comunicação virtual de seu acervo

A pandemia de COVID-19 tem demandado uma profunda reconfiguração das atividades desenvolvidas por diversos setores da sociedade brasileira, incluindo as instituições acadêmicas e culturais, para que sejam empreendidas as necessárias medidas de distanciamento social capazes de preservar a saúde e a vida. Atento a isso e mantendo seu compromisso com a criação de conteúdos históricos baseados em sólidas pesquisas e sua missão de difundir conhecimentos sobre a história das práticas médicas e de Saúde, o Museu Histórico organizou um projeto específico para os atuais tempos de pandemia intitulado “Museu Virtual da Faculdade de Medicina em tempos de pandemia”.

Congresso Site Publicado

Leitura e escrita Braille: uma perspectiva para inclusão educacional

O Projeto tem como objetivo a oferta de um curso à comunidade externa que visa desenvolver habilidades de escrita e leitura Braille para o atendimento e inclusão de pessoas com deficiência visual nos mais diversos espaços culturais e educacionais, sobretudo na educação básica, problematizando seus aspectos teóricos, técnicos e éticos, tomando como público-alvo professores, estudantes de graduação, familiares, amigos de pessoas com deficiência visual e pessoas interessadas na temática.