Congresso Site Publicado

Literatura Lgbtqia+ na Formação de Professoras: A Experiência do Clube de Leitura ‘Literatura e Diversidade’

O trabalho apresenta as atividades do projeto de Cultura e Extensão “Clube de Leitura ‘Literatura e Diversidade'” e sua contribuição na promoção de diálogos entre professoras(es) formadas e em formação acerca das temáticas das diversidades sexuais e de gênero, tendo a leitura literária como recurso pedagógico interdisciplinar.

Congresso Site Publicado

Fomentando a reflexão e o engajamento de jovens do ensino médio por meio da produção de vídeos de divulgação científica sobre temas sociocientíficos controversos

Neste trabalho apresentamos o processo de produção dos dois vídeos de divulgação científica sobre temas sociocientíficos controversos vinculados a ODS “Educação de Qualidade” da Agenda 2030: “Gênero e Ciência” e “Diálogo de Saberes”. Será focalizada a análise da participação dos estudantes de ensino médio da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP nos debates gravados pelo googlemeet sobre os temas e que foram usados na produção dos vídeos.

Congresso Site Publicado

Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares

A proposta envolveu a formação continuada de professores na perspectiva da Agenda 2030 proposta pela ONU. O foco principal foi o ODS 4 (Educação de qualidade) ressaltando a necessidade de maior aproximação entre a universidade e a comunidade envolvendo várias instâncias e diferentes atores em processos formativos participativos. As atividades foram construídas com base nos Indicadores de Interdisciplinaridade e envolvem ambientes pedagógicos interdisciplinares a partir da descrição dos procedimentos adotados ao longo do processo formativo.

Congresso Site Publicado

Travessias (im)prováveis: Ensino de Antropologia em Inglês

O projeto “Travessias (im)prováveis: ensino de antropologia em inglês”, coordenado pela professora Laura Moutinho, é uma iniciativa que realizamos junto a disciplinas obrigatórias de antropologia na qual oferecemos a alunas e alunos do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo oficinas de capacitação para leitura de textos antropológicos em língua inglesa.

Congresso Site Publicado

Atlas da Dinâmica Criminal em São Paulo (SP): roubos a transeuntes e de veículos

É a partir do padrão espaço-temporal dos roubos a transeuntes e de veículos, que o Atlas discute os desafios para pesquisas quantitativas de criminalidade. Nele, trata-se sobre a pluralidade das investigações sobre violência, a heterogeneidade urbana, subnotificação dos casos, vitimização, a qualidade do endereçamento e o quadro destes tipo de ocorrências de 2006 a 2017.

Congresso Site Publicado

História da Medicina em tempos de pandemia: as experiências do Museu Histórico da FMUSP na comunicação virtual de seu acervo

A pandemia de COVID-19 tem demandado uma profunda reconfiguração das atividades desenvolvidas por diversos setores da sociedade brasileira, incluindo as instituições acadêmicas e culturais, para que sejam empreendidas as necessárias medidas de distanciamento social capazes de preservar a saúde e a vida. Atento a isso e mantendo seu compromisso com a criação de conteúdos históricos baseados em sólidas pesquisas e sua missão de difundir conhecimentos sobre a história das práticas médicas e de Saúde, o Museu Histórico organizou um projeto específico para os atuais tempos de pandemia intitulado “Museu Virtual da Faculdade de Medicina em tempos de pandemia”.

Congresso Site Publicado

Leitura e escrita Braille: uma perspectiva para inclusão educacional

O Projeto tem como objetivo a oferta de um curso à comunidade externa que visa desenvolver habilidades de escrita e leitura Braille para o atendimento e inclusão de pessoas com deficiência visual nos mais diversos espaços culturais e educacionais, sobretudo na educação básica, problematizando seus aspectos teóricos, técnicos e éticos, tomando como público-alvo professores, estudantes de graduação, familiares, amigos de pessoas com deficiência visual e pessoas interessadas na temática.

Congresso Site Publicado

Foca nas Mídias: revelando a desinformação

O “Foca nas Mídias” é resultado das atividades do projeto de cultura e extensão “Alfabetização midiática em vídeo na Escola de Aplicação da FEUSP” com apoio do Programa Unificado de Bolsas (PUB) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Durante a realização do projeto (2020-2021), os esforços se direcionaram ao auxílio a professoras da Escola de Aplicação, à produção de conteúdos em textos, imagens e uma série temática em formato audiovisual, intitulada “Armadilhas das redes”, composta de cinco episódios sobre a confiabilidade da informação e conteúdos que ganharam grande projeção na internet.

Congresso Site Publicado

CO-ESCOLA: práticas colaborativas para qualificação de espaços de escolas públicas

O projeto CO-ESCOLA decorre de uma solicitação encaminhada pela Diretoria Estadual de Ensino para a realização de um projeto-piloto para qualificação de espaços de escolas públicas tendo como preceito a Ciência Cidadã, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e em práticas colaborativas pedagógicas e arquitetônicas.