Escola de Física Contemporânea do Instituto de Física de São Carlos

A Escola de Física Contemporânea é uma atividade de extensão que ocorre anualmente no IFSC. O objetivo desta escola é possibilitar que alunos talentosos do Ensino Médio conheçam como é o mundo da pesquisa, entrando em contato com alguns dos principais grupos de pesquisa do país, além de compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país.

Congresso Site Publicado

Espaço Interativo de Ciências (EIC): Educação e Difusão Científica induzidas por dois CEPIDs e um INCT, com apoio da USP

O EIC foi estruturado em 2003 e atualmente é a sede das atividades de Educação e Difusão de Ciências do CIBFar (CIBFar/CEPID/FAPESP). Localizado em São Carlos, suas ações estão voltadas ao desenvolvimento de recursos didáticos, cursos para estudantes e professores do ensino básico, clubes de ciências, além do desenvolvimento de jogos, mídias e vídeos educacionais, todos relacionados aos temas objetos de estudo do CIBFar. Novos fármacos, oriundos de nossa biodiversidade, para alvos como malária, doença de chagas, leishmaniose, microrganismos patógenos, câncer, doenças causadas por zika e Chikungunya, e recentemente para o SARS-COV-2 (covid-19) são os alvos das pesquisas deste Centro.

Projeto Laika

O Projeto Laika consiste no desenvolvimento de um veículo lançador, movido á propulsão sólida e capaz de atingir 500 metros de apogeu acima do nível do solo, sendo inteiramente consolidado por membros recém ingressos no grupo de extensão TOPUS Projetos Aeroespaciais.

FORMAÇÃO DE CENTROS DE REABILITAÇÃO PÓS-COVID: tecnologia aplicada à saúde

Um dos maiores desafios para o enfrentamento das Sequelas Pós-COVID-19 é a necessidade do rápido desenvolvimento e aplicação de estratégias de Reabilitação que possam atender o maior número de pessoas em todo o território nacional. As terapias de fotobiomodulação associada a reabilitação física constituem uma terapêutica de excelência na promoção da reabilitação das sequelas pós-covid.

I Ciência em Jogo do EIC: uma experiência gamificada sobre a Covid 19

O Espaço Interativo de Ciências (EIC-USP), promovido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (FAPESP), propôs a realização do “I Ciência em Jogo do EIC”, evento de atividades remotas dirigido a estudantes do ensino médio. Buscou-se abordar um assunto científico que fosse relevante e despertasse o interesse dos participantes, sendo escolhida a temática Vacinas e o sistema imunológico. A gamificação foi a abordagem utilizada no preparo das atividades, a fim de promover o engajamento, a motivação e o foco. O evento durou 2 semanas e foi dividido em 5 níveis.

Congresso Site Publicado

Ensino Experimental com Kits Educacionais “Formação para o Ensino Pré-Universitário e Professores”

Como a Ciência é baseada em observação da natureza, a realização da experimentação torna-se elemento fundamental do aprendizado. Ocorre que cada vez menos os estudantes do nível médio, ou mesmo universitário, aprendem ou tem oportunidades de fazerem experimentação. Um pouco disto é a falta de infraestrutura, mas muito é devido ao fato que os professores formados em licenciatura têm cada vez menos tempo para formação experimental.

Congresso Site Publicado

Difusão e Popularização da Ciência por meio de Clubes de Ciências, Feiras de Ciências e Inclusão Digital nas escolas

O CEPOF é um CEPID/Fapesp sediado na USP. Atua na área de Difusão Científica com as seguintes ações: (1) Clubes e Feiras de Ciências (2) confecção de kits educativos; (3) atividades nas escolas: “Planetário”, “Inclusão Digital e “A Usp na escola”; (4) ônibus-laboratório, (5) Canal de TV-24 horas no ar, etc. Esta proposta teve por objetivo criar e acompanhar centenas de Clubes de Ciências nas escolas de 7 municípios, além de minicursos e da organização de Feiras de Ciências de nível regional. Os professores e estudantes dos Clubes receberam múltiplas capacitações sobre o ambiente computacional e sobre programação básica em TI.