Congresso Site Publicado

Arte Educação Ambiental: uma atividade do Instituto de Biociências (IB-USP) no Programa USP 60+

Breve relato de projeto de extensão na área das ciências da natureza junto ao público da terceira idade, realizando a atividade didático-cultural Ciclo de oficinas Arte Educação Ambiental em 2020 e 2021 em 4 encontros virtuais mensais, visando apresentar as pesquisas realizadas nos departamentos do Instituto de Biociências (IB-USP). Optamos por conciliar o acadêmico e o lúdico para promover ensino-aprendizagem somando conhecimentos científicos e produção artística: breve palestra inicial seguida de técnicas diversas visando expressar o aprendizado. Assim, utilizamos as artes manuais como meio de apreensão de biologia, natureza e meio ambiente e de estimular a imaginação.

Congresso Site Publicado

CientificaMente ARTE | Residência artística “Com Carinho, Rosalind Franklin”

O CientificaMente ARTE é um projeto de cultura e extensão de oportunidades para a exploração e desco-berta em áreas onde Ciência e Arte se encontram. Nesta edição do projeto, a proposta foi direcionada às áreas das artes cênicas, tendo como metas a criação de texto teatral e sua encenação da história de vida da cientista inglesa Rosalind Franklin.

Congresso Site Publicado

Leguenoma no MZUSP: atividade acadêmica transposta em jogo no museu

A adaptação ao ensino remoto, açodada pela pandemia da Covid-19, trouxe uma série de desafios a estudantes e professores. Neste contexto, elaboramos um jogo empregando o Tour Virtual do Museu de Zoologia da USP, no qual quatro participantes devem atuar de forma colaborativa para responder diversos desafios relacionados à evolução. Nessa atividade, são exploradas distintas habilidades comuns a um pesquisador da área de Biologia, tais como lógica, observação, análise morfológica comparada, descrição (ex., de animais e cenários) e trabalho em equipe.

Congresso Site Publicado

Contribuições do Instituto de Biociências da Usp para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Tendo em vista a justificada demanda de integração da Agenda 2030 ao cotidiano das universidades, bem como dos demais setores da sociedade, este projeto visou implantar uma plataforma online para a divulgação, entre diferentes públicos, de ações desenvolvidas no Instituto de Biociências da USP que dialogam com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas metas.

Congresso Site Publicado

Comissão Ambiental da Biologia

A Comissão Ambiental da Biologia (CAMBIO) é um grupo de Extensão Universitária composto majoritariamente por alunos da graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), mas que conta também com a colaboração de funcionários e uma professora do IB.

Congresso Site Publicado

Biologia e Sociedade: memória da CCEx/IBUSP

O registro sistemático e amplo de ações de cultura e extensão de uma instituição não é tarefa fácil. Para promover o processo de memória institucional, bem como possibilitar uma análise temporal sobre a continuidade ou descontinuidade de ações, projetos e programas realizados na área, buscamos o desenvolvimento de uma plataforma digital de armazenamento de informações, especificamente de documentos textuais e imagéticos. Todo o processo foi desenvolvido de forma participativa e dialógica, com envolvimento de alunos, funcionários e docentes, pensando-se em uma perspectiva educomunicacional para a extensão universitária.

Congresso Site Publicado

Divulgação Científica sobre Leptospirose

A leptospirose é uma zoonose típica de regiões tropicais. No Brasil, a doença é um importante problema de saúde pública, principalmente nas zonas urbanas, onde a letalidade pode chegar a até 9%. Neste contexto, percebeu-se a necessidade de estabelecer um canal de comunicação direta entre a comunidade científica e a população leiga, para melhor informar os cidadãos sobre esta doença, seus métodos de transmissão, de prevenção, tratamento e etc. Assim, o objetivo deste projeto foi investigar diferentes meios para promover essa aproximação e, desta forma, possibilitar a divulgação destes dados, em uma linguagem precisa e acessível.

Congresso Site Publicado

A Botânica “Tá on” Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na promoção de Conhecimento, Encantamento e Conservação da Biodiversidade Vegetal

A equipe do grupo de pesquisa BotEd (Botânica na Educação) desenvolve e participa, a 13 anos, de um conjunto de iniciativas de extensão mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação visando aproximar a Sociedade em geral, e os educadores/professores como foco mais específico, da ciência Botânica, buscando a mitigação do analfabetismo e da cegueira botânica e, em última instância, contribuir para a conservação da biodiversidade vegetal e sustentabilidade do planeta.